Como eu finalmente aprendi a usar uma agenda

 

capa-post-facebook-agenda-dicas-estudo

Post de utilidade pública no ar hahaha!!

Heey gente, tudo bem com vocês?

Hoje quero conversar com vocês como finalmente consegui me organizar usando uma agenda. Não sei vocês mas eu sempre acabava abandonando minhas agendas pela metade e só lembrava delas quando eu esquecia algo importante hehehe.

Se eu tivesse anotado não teria esquecido aquele trabalho importante da faculdade ou a consulta do dentista!

Então durante esse período na faculdade eu resolvi testar vários jeitos de usar uma agenda e acabei achando um que realmente funcionou. E achei legal a ideia de compartilhar aqui no blog o que funcionou pra mim e assim quem sabe acabar ajudando aqueles que também têm essa dificuldade!

Sobre o estilo que eu escolhi

20160620_152116

Meu sonho de estudante sempre foi comprar um planner daqueles bem lindões que várias blogueiras têm. Maaas sempre fui realista de que para mim seria um dinheiro jogado fora pois eu pararia de usá-lo em poucas semanas. Até que achei essa mini agenda muito parecida com os planners e não hesitei de comprar, até porque além de ter um tamanho que cabia na minha mochila o preço também era ótimo gente! Somente R$ 10,00 contos kkkkk

20160620_152155

Ela veio com 3 divisões e as folhas são lisas. Só lá no cantinho no alto que tem um espaço para colocar a data e marcar o dia da semana. Ah e veio também uns quadradinhos para marcar como o tempo está o que eu achei bem engraçado hahaha. Ela tem bastantes folhas além de ter uma capa plástica para evitar que estrague.

20160620_152009

Como eu usei

Nas primeiras folhas eu anotei aquelas coisas de nome, idade, faculdade… aquelas informações básicas de identificação caso eu perdesse a agenda um dia.

Depois anotei todas as disciplinas que eu ia cursar no período com seus horários, nome dos professores e turma porque demora até eu me acostumar: é muita turma gente kkk. Pra vocês terem noção, já cheguei a cursar 11 disciplinas em um período!!

E por último para fechar a parte de informações básicas anotei a minha grade horária. Fiz simples mesmo sabe, anotei o nome da disciplina com o dia da semana e o horário da aula.

20160620_152046

Para a parte mais difícil que é organizar todas as tarefas além das entregas de trabalhos e provas, meu primeiro pensamento foi deixar tudo o mais clean possível para que assim quando eu batesse o olho já de cara conseguir achar o que eu tinha para resolver para aquela semana.

Com um padrão já definido eu dividi as minhas tarefas em duas partes: uma para anotar tudo o que valia ponto e que eu não poderia perder o prazo de jeito nenhum (a da foto de cima) e outra para anotar as tarefas mais simples (foto abaixo), como o tópico de tal matéria para estudar, uma lista de exercícios para fazer, um capítulo do livro para ler…

20160620_152027

Na parte das minhas tarefas que tinham prazo eu colocava a data do lado e quando eram provas que são as mais importantes com toda a certeza né hahah eu marcava com um * do lado para poder diferenciar das outras. Mas acontece que só anotar não funciona 100% né então todo dia quando eu chegava em casa eu revisava todas as datas que eu tinha anotado para poder memorizar e assim não perder nadinha.

Já para as atividades diárias eu apenas colocava o que eu tinha que fazer e a qual matéria pertencia. Mas como eu colocava tudo em prática?

Se tem algo que eu aprendi da maneira mais difícil na faculdade foi parar com aquela mania de ficar adiando as coisas sabe (posso fazer um post sobre isso). Eu coloquei como objetivo não deixar as coisas acumularem, então todo dia na parte da manhã eu tirava um tempinho de mais ou menos uma hora e pegava pra fazer cada coisa que estava escrito lá. Mesmo que não desse tempo de terminar tudo pelo menos uma parte já estaria bem adiantado.

5 dicas uteis para usar uma agenda – minha experiência

20160620_152106

 

  • 01: Escolha o tamanho ideal que caiba na sua bolsa, e nunca tire ela de lá!

  • 02: Use um padrão de cores para não ficar cansativo e pesada a leitura!
  • 03: Anote todos os seus compromissos com data separados das tarefas diárias;
  • 04: Olhe sua agenda todos os dias para que assim você consiga memorizar tudo;
  • 05: Não esqueça de riscar tudo aquilo que você já fez para que você não fique com aquela sensação de ter um zilhão de coisas pra fazer.

 

E você, como faz para organizar sua agenda? Me conta aqui nos comentários tá.

Um beijo, e até o próximo post!

2 comentários sobre “Como eu finalmente aprendi a usar uma agenda

Deixe um comentário

